Sobre Nós




Na NutriCientistas as histórias infantis são o ponto de partida para a realização de actividades lúdicas sobre nutrição, alimentação e ciência.

Aqui as actividades interactivas propostas vão despertar a curiosidade, criatividade e imaginação das crianças fazendo com que se apercebam de como a ciência se pode relacionar com o quotidiano, e em particular com os alimentos, e simultaneamente incutindo-lhes noções de hábitos alimentares saudáveis. 


O QUE AMBICIONAMOS:
A ciência como diversão, a imaginação como experiência, e que cada criança construa uma alimentação mais saudável.


QUEM SOMOS:
O projeto de educação alimentar e científico para as crianças dos 3 aos 10 anos a partir de histórias e contos infantis.


O QUE PROCURAMOS:
Estimular uma alimentação variada e equilibrada através de uma abordagem inovadora, baseada em histórias infantis. As actividades interactivas propostas são divertidas e educativas e despertam a curiosidade, criatividade e imaginação das crianças fazendo com que se apercebam de como a ciência se pode relacionar com o quotidiano, e em particular com os alimentos, e simultaneamente incutem noções de hábitos alimentares saudáveis.



Porque é importante:

A alimentação em idade escolar é um dos factores mais importantes para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. As necessidades nutricionais vão mudando em função da idade, mas o princípio das escolhas equilibradas não muda.

É fundamental que o mais cedo possível se comece a incutir nas crianças as regras de uma alimentação saudável. E repetir várias vezes. Porque a mais não é nunca demais.

A alimentação é muito mais do que simplesmente comer alimentos. Todos os outros sentidos estão também em alerta. E eles vão descobrir isso.

Saber com fazer:

Abordar o ensino experimental através de histórias (tradicionais ou outras) onde são eles quem faz, quem explora, quem executa, é uma das formas mais eficazes de envolver as crianças e despertar o seu interesse para a descoberta, o conhecimento e a exploração científica adaptados ao seu nível etário.

Quem Somos:

Vanessa Amaral da Costa é a fundadora do projeto NutriCientistas, uma apaixonada por crianças e mãe de um príncipe de 9 anos e uma princesa de 7 que adoram histórias e livros. Mas também de meter "as mãos na massa" - literalmente.

Da experiência de casa à ideia do projeto e cruzando com a Licenciatura em Engenharia Alimentar em Coimbra e a Pós-Graduação em Ciências Gastronómicas do ISA/FCT – UNL, foi um passo.

Trabalhou ainda na Indústria Alimentar (p.e. Nestlé) em Investigação (p.e. Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge), Consultoria, Formação e Alimentação Infantil.

Nesta sequência resolveu aplicar os seus conhecimentos para melhorar a vida das crianças. Deu asas à criatividade, inspirou-se nos seus filhos e no gosto que tem por contar histórias e assim nasceu a "NutriCientistas", um projeto original de educação alimentar e científica a partir de histórias e contos infantis.



Preço dos Workshops ou uma visita à sua Escola, Jardim de Infância ou ATL?
CONTACTE-NOS!   >>