Mais que um simples copo de Leite...

Para crescer forte e saudável, é preciso alimentarmo-nos bem, o que não significa comer demais. Ninguém discute que pizza, pipocas e chocolate são guloseimas de dar água na boca. Mas como tão bem sabemos frutas, legumes e verduras são muito importantes para o seu crescimento. Beber refrigerante não é proibido, desde que seja muito de vez em quando e nos outros dias bebam sumos e batidos de frutas, leite e bebidas bem mais saudáveis.
Por falar em leite, sabia que ele é um dos alimentos mais nutritivos? O leite é rico em gorduras, proteínas, açúcares, vitaminas e sais minerais. Esses elementos são essenciais na nossa dieta, pois garantem o bom funcionamento do organismo. Ma não precisamos de o beber em grande quantidade.
Mas não é apenas seu grande valor nutritivo que torna o leite especial: ele também tem propriedades físicas e químicas muito interessantes. 

Para verificar essas propriedades, que tal uma experiência? Separe um copo de vidro, uma colher de sobremesa, um pouco de vinagre e de leite integral.
1. Encha o copo com leite até a metade;
2. Acrescente duas colheres de sobremesa de vinagre;
3. Mexa e, em seguida, deixe em repouso.

Esta experiência pode ser feita à noite e ver o resultado quando acordar. O que aconteceu? Vários flocos brancos formaram-se e ficaram depositados no fundo do copo. Na parte de cima, observa-se um líquido transparente e amarelado.

Isso acontece porque o leite é uma mistura em água de partículas líquidas e sólidas. Algumas dessas partículas, como gorduras e proteínas, não se dissolvem completamente na água. Elas ficam apenas distribuídas uniformemente no líquido e não são vistas a olho nu. Mas o vinagre tem componentes capazes de fazer essas pequenas partículas do leite se agruparem. Assim, os flocos vão se formando e, quando se tornam bem pesados, depositam-se no fundo do copo. O líquido amarelado que aparece em cima da massa branca é a água com sais e açúcares, substâncias que conseguem se dissolver totalmente. Como o leite é um líquido com partículas líquidas e sólidas espalhadas, ele é chamado de colóide. 

Além do leite, outros colóides são também conhecidos. Como a  gelatina. Quando colocamos aquele pó colorido na água estamos, também, a preparar um colóide.
Como vê um copo de leite ou uma tigela de gelatina pode conter mais ciência do que podemos imaginar?!

0 comentários:

Enviar um comentário