A educação alimentar deve começar em casa….


A alimentação em idade escolar é um dos factores mais importantes para o crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança. As necessidades nutricionais vão mudando em função da idade, mas o princípio das escolhas equilibradas não muda. É fundamental que o mais cedo possível se comece a incutir nas crianças as regras de uma alimentação saudável, pois os hábitos adquiridos na infância fornecem uma boa base, para quando começam a alimentar-se fora de casa e a fazer as suas próprias escolhas alimentares.

É importante ir habituando a criança a diferentes alimentos, levá-la a descobrir o mundo dos sabores e texturas, para que colha os benefícios de uma alimentação variada e saudável mais tarde.

É normal que o primeiro contacto com um alimento novo cause estranheza e nem sempre seja agradável, sendo necessário insistir na experiência até à aceitação, encontrando novas formas de lhe apresentar o mesmo alimento, cativando-a, mas respeitando sempre o gosto da criança.

Os pediatras aconselham a oferecer o mesmo alimento, pelo menos, de oito formas diferentes e várias vezes. Não é um exagero! A criança pode não comer no primeiro dia, mas aos poucos, a forma de apresentação ou a curiosidade vai levá-la a experimentar e em alguma das vezes pode gostar. Mas, se depois de todas as tentativas ela continuar a recusar-se a comer, aí sim, você pode dizer que ela não gosta.

  
 
Artigo publicado em: Somos família

0 comentários:

Enviar um comentário