O Poder das Maçãs

Os benefícios para a saúde do consumo de frutas e legumes estão relacionados com o seu conteúdo nutricional: baixo valor energético, riqueza em fibras, vitaminas e minerais.

A maçã é uma das principais frutas que integram o grupo de superalimentos. Que ela faz bem à saúde e ao corpo não é nenhum segredo, mas há outros benefícios que são menos conhecidos.
As maças devem ser comidas com casca pois contém uma maior concentração de Vit. C, que fortalece o sistema imunológico, de fibras, ácido málico, flavonoides, antioxidantes, antocianinas e betacaroteno.

As maçãs são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e E e contêm sais minerais tais como: cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, etc.

Uma maçã média possui cerca de 4 gr de fibras, solúveis e insolúveis. A pectina presente na casca da maçã, é um tipo de fibra solúvel, com uma grande capacidade de absorver e reter água, o que permite uma maior sensação de saciedade e melhor controlo do apetite bem como o prolongamento do tempo de digestão e esvaziamento gástrico.

Os géis formados pelas fibras solúveis têm a capacidade de “aprisionar” algumas substâncias orgânicas e inorgânicas, como o colesterol, glicose e sais biliares, contribuindo para a diminuição da sua absorção.
Já diz o ditado: “uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia”!

Os pequenos NutriCientistas poderão fazer experiências com maçãs e descobrir os seus poderes na nossa história da Rapunzel e da Branca de Neve.
 
 Artigo publicado em: Somos família

0 comentários:

Enviar um comentário