Olá! Bem-Vindo à NutriCientistas.


Gostamos de histórias. Adoramos contá-las às crianças. E somos apaixonados por experiências com alimentos, sejam do dia a dia ou mais raros, excepcionais, mágicos!

Com tudo isto, vamos viver junto com as crianças mais de 1 hora cheia de diversão, onde o conhecimento se vai assimilando tal como os nutrientes do pão na nossa boca - rápida e eficazmente.





Temos 5 tipos de Workshops:  

     

NUTRISTÓRIAS

As histórias até podem ser conhecidas, ou só aparentemente - porque de repente, quando menos se espera, eis que saímos do enredo e mergulhamos os 5 sentidos para descobrir coisas tão simples mas fantásticas, como por exemplo:
  • Encher um balão sem soprar
  • Fazer uma explosão de cores
  • Uma poção mágica
  • Conhecer sabores e texturas
  • Esparguetes e ervilhas de várias cores
  • Descobrir que a cor pode infuenciar o sabor
Descubra mais sobre o projeto e explore os nossos workshops.


CiênciaCerta

Explorar o ensino de ciência com as crianças é trabalhar com uma das suas principais motivações: a curiosidade pelo mundo. São verdadeiros detetives. Adoram fazer perguntas acerca do que as rodeia. Observam com olhos curiosos e sem preconceito. E sempre com um sorriso nos lábios.
Nestes desafios divertidos vamos jogar com moléculas e densidades, texturas e temperaturas, e no fim todos saem vencedores!  Vai ser possível criar chuva colorida (mas não se preocupe que não passa de aguaceiros fracos :)) -  vamos levar cada grupo na viagem do conhecimento e descoberta.
  • O ar tem peso? 
  • Espumas e mais espumas...
  • Balão dentro do balão
  • Vamos fazer chuva - O Ciclo da água!
  • Com que rapidez os cubos de gelo derretem à temperatura ambiente em diferentes superfícies?
Descubra mais sobre este projeto e explore os nossos workshops.


Detetives na Cozinha

Vamos arregaçar as mangas e ser verdadeiros detetives na cozinha!

Os ingredientes que temos na despensa, no frigorífico e até na fruteira lá de casa escondem segredos... Que mistérios químicos e físicos andam ocultos naquilo que comemos? Haverá crimes que podem ser desvendados? Claro que sim! E tesouros para descobrir também.

Nesta série de fascinantes experiências, todos vão ser hábeis como o Sherlock Holmes e sábios como o Dr. Watson – serão detetives prontos a descobrir por experiência própria o que está por detrás dos alimentos do nosso dia a dia.
Os alimentos e os ingredientes não servem só para cozinhar e comer, mas também para investigar, testar e revelar verdadeiros mistérios!
Para crianças dos 5 aos 12 anos. Tem a duração de cerca de 1h.


miniCHEFS

Até uma criança consegue ‘estrelar’ um ovo!
Nestes workshops vamos mostrar que a ciência alimentar é divertida e, neste caso, também é comestível. Deixe que as crianças “brinquem” em torno da comida, aprendendo a fazer verdadeiras obras de arte muito saborosas e incentivando ao mesmo tempo o consumo de frutas e vegetais - no final, claro, poderão provar os pratos cientificamente preparados.
  • como "estrelar" um ovo doce?
  • como se faz ketchup de goiaba?
  • é possível fazer sumo de manga ralado?
  • como será feito o banana snack?
Descubra mais sobre o projeto e explore os nossos workshops.


PORTUGAL: Sons, Saberes e Sabores

Um conjunto de 5 workshops que dá a conhecer Portugal e as suas regiões numa viagem única a todas as crianças. Em cada região exploramos a sua história, principais cidades, costumes e tradições (SABERES). Damos a conhecer os seus produtos e pratos típicos (SABORES). E ainda damos um salto para escutar e jogar ao som da música e dos animais (SONS).

As experiências completam esta excursão pelo nosso país, com ciência de se comer (e chorar por mais!), ou não, utilizando alguns dos produtos presentes na região trabalhada em sala.

Terminamos juntos esta viagem por Portugal com uma música característica da região, resumindo os Sons, Saberes e Sabores que os alunos jamais esquecerão.


Descubra mais sobre o projeto e explore os nossos workshops.

Para viajarmos até à sua escola, creche, colégio, jardim de infância, casa ou quem sabe noutro planeta (schh, prometemos não contar a ninguém), contate-nos!