Os detetives da Ciência

As crianças são verdadeiros detetives de ciência. Adoram brincar de cientistas, fazem perguntas acerca de tudo o que os rodeia. Observam com olhos curiosos e inquietos, sem o preconceito do “conhecimento”. A ciência é exactamente isso – olhar em volta e perguntar “porquê”. As crianças fazem-no instintivamente!
A ciência não é uma coisa misteriosa! A ciência que pode fazer com as suas crianças consiste basicamente em ser curioso, observar, questionar-se sobre como as coisas funcionam, procurar respostas, experimentar e aprender, concluir e relacionar.
Sobretudo é importante que tomem consciência que a ciência nos diz respeito a todos e que está presente no nosso quotidiano.
Já reparou que a sua cozinha é um pequeno laboratório? Todos os dias realizamos saborosas reacções químicas, fenómenos físicos apetitosos e processos biológicos deliciosos!
Investigar se os vegetais e as frutas têm água; quais as características da água e as suas propriedades, explorar sabores,  porque é que as castanhas têm que ser retalhadas antes de serem assadas; ou porque é que os bolos e o pão crescem com o fermento é estudar ciência.
A ciência pode ajudar-nos a construir um futuro melhor e espero que as crianças curiosas de hoje se tornem cientistas de amanhã.

– Experiência para fazer com os pais –
                                             O poder do Ananás
Precisas de:
1 pacote de gelatina sem aroma
1 lata de rodelas de ananás
1 + ½ chávenas de água a ferver
½ chávena de água fria
Alguns pedaços de ananás fresco

Procedimento:
Coloca a gelatina em água fria e deixa-a ficar por um ou dois minutos. De seguida, junta a água a ferver e mexe até a gelatina estar toda dissolvida. Verte-a para as duas taças ou pratos de sobremesa.
A uma, junta bocados de ananás fresco. À outra, adiciona rodelas partidas de ananás em lata.
Guarda as duas no frigorífico.
O que acontece?

A gelatina com as rodelas de ananás em lata solidifica-se.

A gelatina com pedaços de ananás fresco continua líquida.




Porquê?

A gelatina animal é uma proteína que é extraída dos tecidos conectivos das unhas, ossos, tendões, ligamentos e cartilagens dos animais.
A gelatina vegetal, agar, é feita de algas. A gelatina dissolve-se em água quente e endurece com o frio.
O ananás, tal como os figos e as papaias, contém um enzima que parte as proteínas em pequenos fragmentos.
Se adicionares ananás cru à gelatina, este enzima digerirá as moléculas da gelatina e evita que solidifique, mantendo-a líquida.
Cozinhar o ananás impede o desenvolvimento do enzima. Pois uma vez aquecido, deixa de possuir os enzimas activos. É por isso que podes juntar ananás em lata à gelatina sem medo de provocar o efeito indesejável que ela fique líquida.


0 comentários:

Enviar um comentário